enem 2019

Como foi o segundo dia de Enem em Santa Maria

Jaiana Garcia

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

Marcava 27°C nos termômetros ao meio-dia deste domingo quando os portões dos locais de prova do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Santa Maria foram abertos. Os candidatos disputavam espaços à sombra antes de responder às 90 questões do exame - 45 de ciências da natureza e 45 de matemática. Foi o caso da família Milani, vinda de São Pedro do Sul. Os pais Maira, 46 anos, e Marco, 49 anos, vieram acompanhar o filho de 17 anos, Pedro Lucas Milani, que fez a prova para valer pela primeira vez. Ele quer tentar uma vaga para o curso de História na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 

- Nós sabemos que a prova não é fácil, mas estamos confiantes que ele vai conseguir. E, se não der agora, ele tenta ano que vem de novo.

O estudante do Colégio Militar de Santa Maria, Antônio Dalcin, 17 anos, revisava o conteúdo de matemática poucos minutos antes do portão da Universidade Franciscana (UFN) fechar. No local, que recebeu o maior número de candidatos na cidade, cerca de 4.800 pessoas estavam inscritas para o Enem.

- As fórmulas a gente decora, então acho válido revisar antes para não esquecer nada na hora da prova - garante o jovem, que estava acompanhado da mãe, Nídia Fantinel Sanches, 39 anos, que veio de Itaqui para dar uma força ao filho, e da avó, Leonira Fantinel Sanches, 64 anos, com quem mora em Santa Maria para estudar.

- Ele é muito estudioso, nunca precisei ficar em cima, então espero que ele tire uma nota boa e consiga o curso que deseja - disse a avó.  

Antônio ainda não decidiu se pretende cursar Medicina ou alguma das engenharias.

Candidato que foi prejudicado pode pedir reaplicação do Enem

Na Escola Estadual Cilon Rosa, 700 candidatos estavam inscritos para prestar as provas. Segundo a fiscal Clarissa Retamoso, no primeiro fim de semana, houve 31% de abstenção.

- Acho que hoje vai ser ainda maior o número de ausências - previa.

Tainá Rezende, 18 anos, foi uma das que não perdeu a prova. Ela viajou de Restinga Sêca para fazer, pela segunda vez, o Enem.

- Já estou cursando administração, mas agora quero uma vaga na Federal - afirmou.

Saiba como são escolhidos os professores corretores das redações do Enem

E não são somente jovens estudantes que fazem a prova. De bicicleta, o animado Guum Michalowiski, 62 anos, andou mais de três quilômetros para chegar no Cilon Rosa.

- Eu estive doente nos últimos anos, então agora quero aproveitar minha saúde ao máximo - disse o candidato que quer conquistar uma vaga no curso de letras da UFSM.

Quem já concluiu o Ensino Médio ou vai concluir ainda este ano, pode usar a nota do exame para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSu), que oferece vagas em universidades públicas do Brasil, ou concorrer a bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e pelo Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) em instituições de ensino superior privadas.

PRÓXIMOS PASSOS

  • Nesta quarta-feira serão publicados os gabaritos e cadernos de questões
  • Em janeiro de 2020, ainda sem data definida, serão divulgados os resultados individuais
  • Em março de 2020, sem data definida, a divulgação da vista pedagógica da redação

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Enem termina com 27,19% de ausentes, menor taxa desde 2009

Próximo

O que esperar do segundo dia de provas do Enem

Educação